ACADELP-ACADEMIA LAGOPRATENSE DE LETRAS-2011
Dinâmica das Chaves

Vamos iniciar este ano refletindo sobre a pratica de ler, escrever, divulgar e principalmente incentivar o hábito da leitura e a propagação da cultura. Sabemos da importância do papel de cada acadêmico, líderes na arte de brincar e por que não trabalhar com as palavras. Para que tudo possa fluir com êxito sugerimos usar na prática diária 5 chaves do sucesso:
Chave 1: Lidere pelo exemplo
Se você quer que em nossa comunidade todos amem e valorizem a literatura, a cultura, seja o primeiro a demonstrar este amor pelo que faz. Que possamos empregar o real exemplo de verdadeiros escritores e líderes que está na coerência em defender e viver os valores que divulgamos. Honestidade, assiduidade, planejamento, produtividade, prontidão em servir, organização, busca incansável por resultados, valorização da língua portuguesa, e do ser humano, inovação e... tantos outros. Portanto, sejamos como o Líder dos líderes que demonstrou ser o mais humilde de todos.

Chave 2: Lidere com inovação
Estatisticamente está comprovado que a inovação aplicada gera ganhos. A literatura, a prática da cultura precisa de inovação constante. E quando se fala em ações inovadoras, não se trata de reinventar a roda, mas, em fortalecer as ações traçadas, em colocar em prática aquilo que está no estatuto, mas que foi elaborado, planejado pela equipe, viabilizando dar suporte para que as coisas aconteçam. Muitas vezes, um projeto não decola por falta de norte, por falta de eficácia, mas principalmente por falta de participação e entusiasmo. E a ACADELP realmente fará a diferença se cada um abraçar o que tem para se fazer.

Chave 3:Lidere o Tempo
Quando se fala em tempo, o problema é que a maioria dos líderes tem deixado a desejar na questão da produtividade e da qualidade de vida, já que líderes sem tempo, estressados, sempre correndo e com foco na urgência, estão se proliferando em ritmo acelerado. Em primeiro lugar precisamos conquistar um equilíbrio entre a vida pessoal, profissional e acadêmica. Realizar um melhor planejamento das demandas diárias e ter foco nas prioridades realmente importantes. Isso, significa que precisamos aprender uma metodologia de administração de tempo para que consigamos maximizar as horas disponíveis em benefício da cultura lagopratense. Rever o que é realmente prioritário e qual o impacto destas atividades com as metas literárias e culturais. É preciso planejar em grupo e poder contar com esse grupo para obtermos resultados com equilíbrio.

Chave 4: Lidere com Dinamismo
Além de poder para a tomada de decisão, os acadêmicos têm o perfil de articulador por natureza e devem vislumbrar com cada idéia que poderá ser desenvolvida na prática, de modo a trazer resultados para a Academia. Que saibamos perceber de imediato as necessidades e as potencialidades de cada um, e de maneira espontânea, realizar . Criatividade e entusiasmo são as características que diferenciam os escritores acadêmicos dos demais. O processo criativo exige mente aberta, receptiva ao novo, equilíbrio entre a emoção e a ficção. O processo de incentivo a prática da leitura e da escrita exige um papel fundamental na vida de cada cidadão ao nosso redor. Vamos buscar nos acadêmicos respostas para uma chuva de perguntas: . O que fazemos bem e devemos melhorar para fazermos a diferença? . O que não fazemos e deveríamos fazer para melhorar? . Qual o dia melhor para nossas reuniões? . O que devemos parar de fazer? ; o que podemos fazer para valorizar mais cada acadêmico? . O que podemos criar, ou inovar para aprimorar o trabalho na ACADELP? Decidir sobre tais idéias não é tão fácil, mas é preciso avaliar para somar.

Chave 5: Lidere com Otimismo e Motivação
O verdadeiro acadêmico deve motivar as pessoas para potencializarem as suas virtualidades. Para que obtenhamos êxito na tarefa de divulgar a Academia, realizar ou não as homenagens as Mulheres que Fazem, o Concurso de Poesias, a ACADELP vai à Escola, a atualização do Blog... precisamos primeiro re conquistar os acadêmicos. E com certeza, quem está começando vem com sublimes objetivos e que claro, será um poderoso estimulante para os demais. A magia do nosso grupo está em pequenos detalhes. Em ações nas quais o ser humano se revela em sua divindade: generosidade, amizade, solidariedade, espalhar alegria, motivar a leitura de uma reportagem de um livro... ver o Blog, escrever no Site, recitar um poema, comentar sobre um escritor ... A magia da ACADELP está em acreditar que cada um tem uma missão na ACADELP. E em dar o melhor de si para cumprir essa missão com comprometimento e dedicação.Se mirem no exemplo do nosso Presidente de Honra, Dr. Ciro, diga-se lá de passagem o mais idoso, e nem por isso deixou de participar de uma reunião até quando sofreu um infarto, lá estava ele firme e presente. Sejamos chaves para continuar a abrir o mundo da literatura e da cultura de Lagoa da Prata.
Meu carinho especial a todos e que estas chaves realmente prevaleçam.
Carinhosamente, Adircilene.

Comentários

  1. Parabéns a (ACADELP)Academia Lagopratense de Letras, pelo brilhante trabalho que vem sendo desenvolvido aí nessa cidade maravilhosa,Lagoa da Prata, onde a população se preocupa com o saber e a cultura adquiridos através deste hábito maravilhoso das boas leituras que vem formando grandes cidadãos cada vez mais capacitados para o desenvolvimento de nosso país.Parabeniso tambem a grande amiga e membro dessa academia, a escritora, Adircilene Lerilda Batista e Silva, que muito tem lutado para o sucesso dessa tão importante academia que muito bem sabe divulgar a arte das letras em todos os meios culturais.Fica aqui o meu cordial abraço a todos os membros dessa casa e os meus mais sinceros votos de grandes sucessos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Adircilene, boa noite!
    estou morando na Lagoa da Prata e gostaria de participar dos encontros e atividades da ACADELP.
    Meu telefone aqui: (37) 99885990
    Gostaria de levar meu projeto Caminhos da Poesia às escolas.
    Abraços,
    Bilá Bernardes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

𝗫𝗩 𝗖𝗢𝗡𝗖𝗨𝗥𝗦𝗢 𝗗𝗘 𝗣𝗢𝗘𝗦𝗜𝗔𝗦 𝗗𝗔 𝗔𝗖𝗔𝗗𝗘𝗟𝗣