SEMANA NACIONAL DO ESCRITOR- MARIA DO ROSÁRIO BESSAS



Marginal
Maria do Rosário Bessas

Quando minhas mãos se tornam escravas
Das palavras que dominam meus pensamentos,
Eu me rendo às loucuras das frases soltas
Que vou pegando ao vento.
Sirvo à mesa do tempo,
As porções em versos que devoro...
Sirvo em taças doces de esperança
Ou em copos amargos de veneno,
Brindes suaves de lembranças
Ou goles bruscos de esquecimento....
E quando finalmente eu me sacio,
Minhas mãos se afastam
E eu me tranco outra vez no silêncio...
Mas as mãos, essas tresloucadas,
Nunca que ficam cansadas,
Estão sempre querendo mais...
E de repente, começam a fazer laços,
Com as letras se fazem abraços
E desfiam novamente meus ais...
Mal esperam o despertar das manhãs
Para me escorrerem entre os dedos
No correr do dia, nessa fome louca de poesia.
À noite, já cansada, sinto minha paz roubada,
Quando atrevidas, se aninham entre os travesseiros
E já ficam ansiosas, esperando um novo dia.
Minha vida é uma eterna metalinguagem,
Salpicada em páginas em branco
Coloridas com sonhos que não sonhei
Sufocadas com dores que não são minhas,
Silenciada com gritos que não gritei.
Como eu gostaria de ter as mãos nuas,
Livres do peso do que a minha alma diz.
Afinal, para que ou para quem escrever tanto?
Nunca vi um poeta dizer que é feliz.
Poeta virou marginal, nesse mundo em desencanto.

Comentários

  1. Que lindos, Maria! Seu video e seu poema. Ouço atentamente, penso cada detalhe e me convenço cada vez mais da essencialidade da palavra nesse nosso mundo árido, tão carente do belo. Sou fã do seu trabalho em todas as formas com que se nos apresenta. Parabéns pela sua bela trajetória no caminhar das Letras! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Maria! Que beleza! Contou sua história com uma paz linda! De um jeito manso, humilde, vi que é uma grande mulher, uma guerreira com a caneta na mão. Agora, a sua poesia "Marginal"!... Que beleza! Sorvi com prazer!

    ResponderExcluir
  3. Maria do Rosário, uma das minhas maiores incentivadoras na área literária! Um ícone da literatura de Lagoa da Prata- MG para o mundo. O seu livro Infantil não pode faltar em nossa sala de aula. Parabéns! Continue nos prestigiando com seus textos brilhantes!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

𝗫𝗩 𝗖𝗢𝗡𝗖𝗨𝗥𝗦𝗢 𝗗𝗘 𝗣𝗢𝗘𝗦𝗜𝗔𝗦 𝗗𝗔 𝗔𝗖𝗔𝗗𝗘𝗟𝗣