Acadêmicos
Antônio de Pádua Lima Sampaio
Professor de Português e de Literaturas Brasileira e Portuguesa, contabilista. Natural de Campestre, MG, Filho de Floriano Geraldo Sampaio e Guiomar Lima Sampaio, escritores. Atividades: redator, professor, contista, cronista, escritor e comerciante; vereador e Presidente da Câmara Municipal de Lagoa da Prata, Chefe de Gabinete na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Secretário Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Turismo de Lagoa da Prata, fundador dos jornais “O Guia” e “O Volante”, colaborador de dezenas de jornais e periódicos. Autor do livro: “Otacílio Miranda, um Político Diferente”, em parceria Com o artista plástico Heleno Nunes. Cidadão Honorário de Lagoa da Prata. Fundador da ACADELP
Cadeira nº 1 - Patrona: Guiomar Lima Sampaio
Médico, professor de Biologia. Natural de Uruguaiana, RS. Atividades: médico clínico e cirurgião, professor, poeta, escritor, contista, cronista, vereador, Secretário Municipal de Educação, Saúde, Turismo e Assistência Social, fundador do informativo “Varrias e Algumas”, membro do Rotary Club de Lagoa da Prata, Governador Distrital do Rotary Internacional, colaborador de praticamente todas as publicações jornalísticas locais. Publicou os livros: “40 Anos de Lagoa da Prata”, “Cianinho – Um Homem Grande”, “As Cidades, as Coisas e as Gentes”, “Histórias, Estórias e Memórias”, “Até Onde Vão os Caminhos”, “Congado (Reinado)”, “As minhas e as Estórias dos Outros”, “Caminhos Trilhados – Desafios Superados” (em parceira cm Maritana Bessas) “Nicole”. Participou do livro/coletânea “Lagoa da Prata em Prosa e Verso” e “Coletânea Literária Escritores Brasileiros II”. Cidadão Honorário de Lagoa da Prata. Fundador da ACADELP
Cadeira nº 2 - Patrono: José Cândido de Carvalho
Claudinei Rezende de Oliveira
Funcionário do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lagoa da Prata, onde atua como chefe da área de Recursos Humanos. Responsável pelo marketing do Supermercado Gontijo, natural de Lagoa da Prata, casado, dois filhos. Participou de cursos do projeto Brasil Empreendedor, como “A importância da comunicação e relacionamento humano”. Participou também de cursos artísticos como: Teatro, Linguagem Teatral, Interpretação Emocional, A arte de viver brincando, dentre outros. Ator, autor de 34 peças teatrais, diretor de teatro, professor de teatro da Escola IMAM, em Lagoa da Prata, artista plástico/pintor, colunista do Jornal Informação e contador de histórias. Algumas peças de sua autoria: Adoráveis Cafajestes (1992), Criador e Criatura (1994), Coração Carente (1996), Pátria Amada (2003), A Revolta dos Malvados (2005), O julgamento do Lobo Mau (2006) e o Resgate do Pássaro Azul (2007).
Cadeira nº 14 – Patrona: Maria Clara Machado
Dirce Aparecida Basílio
Professora de Português, Literatura e Artes. Natural de Santo Antônio do Monte. Atividades: professora, balconista, corretora de publicidade, repórter jornalística, teatróloga, poetisa, cronista, contista e redatora. Autora do livro “Inspiração Maior” e das peças de teatro “Perdoe-me por não ter Vivido” e “Brazilândia, Anos Dourados” e da adaptação para o teatro do texto “Político Profissional”, do escritor Ciro dos Santos. Fundadora da ACADELP
Cadeira nº 3 - Patrona: Cecília Meireles
Elizabete Lacerda de Oliveira Pedrosa
Natural de Santo Antônio do Monte, reside em Lagoa da Prata desde 1973.Casada, três filhos.Formada em Comunicação Social – Jornalismo (UFMG).Cursos livres de Inglês (UFMG), Francês (UFMG) e Informática (Compuway).Funcionária da CEMIG.Jornalista responsável pelo Jornal Informação.Participou do livro-coletânea “Lagoa da Prata em Prosa e Verso”.Integrou a equipe que organizou e publicou o livro:“Paróquia São Carlos Borromeu – 75 AnosJubileu - Um povo que brilha em sua história”.
Cadeira nº 15 – Patrono: Herbert de Souza (Betinho)
Elvis Ezequiel Aquino de Almeida
Natural de Lagoa da Prata, advogado, especialista em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professor de música, instrumentista, autor dos textos: Curso Básico de Violão, Confecção de Apostila de Guitarra, dos três primeiros volumes do livro Curso de Guitarra em 7 Volumes, do livro Teoria Musical (em Composição).
Escreve para diversos jornais, revistas e informativos locais.
Atualmente também se dedica à produção de artigos acadêmicos na área jurídica.
Cadeira nº 16 – Patrono: Edgar Allan Poe
Genésio Magalhães dos Santos
Administrador de Empresas, contador, pós-graduado em Docência do Ensino Superior. Natural de Macapá-AP. Atividades: coordenador do Programa de Estabilidade Social, contador do INSS, Chefe Regional da LBA, consultor em Assistência Social, Auditor Contábil e de Procedimentos Administrativos, Conselheiro Fiscal de Obras Sociais - SOS, secretário da Feira do Amor, participante de três Fóruns Sociais Mundiais, escoteiro, presidente da Associação dos Servidores da LBA. Autor dos livros: “A Arte de Embalar a Vida” e “A Hora Ilimitada do Ser”. Participante do livro/coletânea “Lagoa da Prata em Prosa e Verso”. Cidadão Honorário de Lagoa da Prata. Fundador da ACADELP.
Cadeira nº 4 - Patrono Dom Helder Câmara
Gilda de Castro Rodrigues
Antropóloga graduada em Ciências Sociais pelo INESP Divinópolis, professora universitária, mestra em Antropologia pela UNB, escritora, ensaísta com artigos regularmente publicados no Jornal “O Tempo” de Belo Horizonte. Natural de Luz, MG, casada, dois filhos. Atividades: pós-graduação em Antropologia da City University of New York, doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP, professora de Antropologia da Universidade Federal da Paraíba, da UNI-BH e pesquisadora do CEDEPLAR/UFMG. Publicou centenas de artigos nos jornais “O Tempo” e “Estado de Minas” e os livros “Planejamento Familiar” (1990), “Serenata para Isabel” (1996), “Professor Submisso, Aluno Cliente” (2003).
Cadeira nº 13 - Patrono: Darcy Ribeiro
José Benedito Jeunon
Médico, professor de Biologia e Química. Natural de Belo Horizonte – MG. Atividades: assistente de Obstetrícia da UFMG, Chefe do Serviço de Clínica Médica do Hospital de Acesita, Médico do Trabalho, diretor do Hospital Santa Eugênia e chefe da Unidade Sanitária de Lagoa da Prata. Poeta, escritor, contista, cronista e orador sacro e introdutor das Oficinas de Oração em Lagoa da Prata. Autor dos livros: “Impulsos” e “Rosa Vermelha”. Participante do livro/coletânea “Lagoa da Prata em Prosa e Verso”. Cidadão Honorário de Lagoa da Prata. Fundador da ACADELP.
Cadeira nº 5 - Patrono: Acácio Mendes
Juliano Rossi da Silva
Natural de Lagoa da Prata, jornalista pela PUC-Arcos, repórter, editor, redator, com passagem por quase todos os órgãos de imprensa de Lagoa da Prata, casado. Atividades: repórter do jornal “Folha de Lagoa”, sócio fundador e editor do jornal “Em Dia”, repórter e cronista do “Jornal de Lagoa”, fundador, editor e sócio do jornal “Última Hora”, membro da Rede de Comunicadores Solidários da Pastoral da Criança, do Rotary Club, Secretário de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata.
Autor do livro: “Réquiem para um Descrente”.
Cadeira nº 17 – Patrono: Eça de Queirós
Laura Aparecida de Oliveira Resende
Professora de Português e Literatura, formada em Letras pela Universidade de Itaúna; curso de Magistério pela Escola Estadual N. Sra. de Guadalupe; Contabilidade pela E. E. Virgínio Perillo; Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco.Natural de Lagoa da Prata, casada, dois filhos.É professora concursada da Rede de Ensino Municipal, onde leciona na educação infantil e no ensino fundamental.Realiza trabalhos voluntários na Paróquia São Carlos Borromeu.É colunista do Jornal Informação, no qual é responsável pela publicidade. Integrante da equipe que organizou e publicou o livro: “Paróquia São Carlos Borromeu – 75 anos, Jubileu – Um povo que brilha em sua história”
Cadeira nº 18 – Patrono: Gonçalves Dias
Data de nascimento: 28/08/72
Casado com Mirian Cândida de Souza
Pai de Matheus Marcondes Souza Gontijo
Formação: Curso de Letras Português / Inglês pela
Universidade de Itaúna, com conclusão em dezembro 2003.
Pós-Graduação em Língua Portuguesa – UNIFOR MG, em 2004.
Leciona Inglês e Filosofia na Escola Presbiteriana de Lagoa da Prata.
Leciona Língua Portuguesa na Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe.
Cadeira nº 19 – Patrono: Graciliano Ramos
Habilitação: Técnico em Contabilidade. Natural de Arcos, residiu em Lagoa da Prata. Filho de João Dias da Silva e Lindéia Frias da Silva. Atividades: Autor do trabalho literário intitulado “Coletânea” (textos especulativos e poesias sincréticas), cronista de jornais locais, funcionário público, gestor de serviços terceirizados, auditor interno ISO 9000, membro do Rotary Club Internacional, secretário de entidade filantrópica e grêmio recreativo, analista de mercado, supervisor fabril - faturamento e transportes, coordenador de área administrativa, gerente de empresa privada, comerciante e prestador de serviços em equipamentos de informática e periféricos.
Cadeira nº 7 – Patrono: Carlos Drummond de Andrade
Maria do Rosário Fátima de Bessas
Professora, pedagoga. Natural de Lagoa da Prata. Atividades: supervisora escolar, diretora de escola pública, professora de Português, Literatura e Redação, professora de Educação Infantil, industriária (Embaré – área administrativa), comerciante, membro do Conselho Municipal de Educação de Arcos – MG, membro do Conselho Municipal de Cultura de Lagoa da Prata, escritora, poetisa, autora do livro “Ao Sabor do Vento”; vencedora do Concurso de Literatura de Divinópolis – MG. Cidadã Honorária de Arcos. Fundadora da ACADELP.
Cadeira nº 8 - Patrona: Osmari Clarinda
Marina Alves Gontijo
Professora, pedagoga, pós-graduada em psicopedagogia. Natural de Lagoa da Prata. Atividades: diretora de escola municipal, supervisora pedagógica, professora do ensino fundamental da rede estadual, membro da ACADELP, colunista do jornal “Informação”, com trabalhos publicados em coletâneas, revistas e jornais locais. Premiada pelos textos “Eleições 2000” e “Paróquia São Carlos Borromeu: Uma História de Fé”. Participou do livro/coletânea “Lagoa da Prata em Prosa e Verso”, autora do texto referente ao Dia Internacional da Mulher, na revista “Adveniat”, do Instituto Secular Unitas. Escritora, poetisa, autora dos livros: “Vozes do Coração” e “Sombras e Assombrações”, este último publicado em 2007, respectivamente nos gêneros literários poesia e conto.
Cadeira nº 12 - Patrono: Rubem Alves
Múcio Rogério Osório Mendes
Odontólogo especializado em cirurgia buco-maxilo, natural de Belo Horizonte, MG. Casado, seis filhos e oito netos. Professor de fisiologia humana, professor de Educação Física, técnico em Esportes Terrestres, diplomado pela Diretoria de Esportes de Minas Gerais, compositor de inúmeras peças musicais, bandolininsta. Foi, durante cinco anos, jogador de futebol profissional do Cruzeiro Esporte Clube e Sete de Setembro Futebol Clube, de Belo Horizonte, Tupinambás e Esporte Clube de Juiz de Fora, MG. Jogador amador do Laprata de Lagoa da Prata e AEB de Bambuí.
Poeta, desenhista e escritor, participante do livro/coletânea: Lagoa da Prata em Prosa e Verso. Tem como hobby a declamação de poesias.
Cadeira nº 20 - Patrono: Fernando Sabino
Engenheiro Civil pela UFMG, com especialização em Estrutura, curso da ADESG, professor de matemática e iniciação ao curso de Filosofia, professor de Estatística, autor da tradução do livro de barragens do Prof. Bourgin e da apostila de projeções. Fala, lê e escreve em Francês, Inglês e Espanhol. Natural de Lagoa da Prata, MG, onde foi vice-prefeito e prefeito. Deputado Estadual por três mandatos. Casado, quatro filhas e seis netos. Atividades: diretor, fundador, sócio cotista, presidente e RT da Construtora Miranda Corrêa. Membro da Academia Municipalista de Letras de Belo Horizonte. Participante do livro/coletânea “Lagoa da Prata em Prosa e Verso”.
Cadeira nº 21 - Patrono: José de Faria Tavares
Habilitações: Professora regente de classe.
Filha de Eurico José de Morais e Benvinda de Morais.
Nascida e residente em Lagoa da Prata.
Atividades: Professora de classe pré-escolar.
Autora do livro “Via Sacra da Mulher”, impresso pela Editora Paulus.
Colaboradora do Jornal Informação (Paróquia São Carlos Borromeu)
Colaborou na fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa da Prata.
Voluntária da Pastoral da Criança; fundadora da ACADELP
Cadeira nº 09 – Patrono: Paulo Freire
Formada em Ciências Biológicas pela PUC-MG-BH, com honra ao mérito por destaque acadêmico em todos os períodos, pós-graduação em Bioquímica e mestrado em Imunologia, atualmente no 7º período de Farmácia pela UNIPAC – Campus Bom Despacho.
Natural de Juiz de Fora.
Atividades: Bolsista de iniciação científica, bolsista de aperfeiçoamento, coordenadora do Laboratório de Biomembranas da Fundação Ezequiel Dias – MG, participação em vários cursos e mini-cursos em sua área de atuação, participação em diversas reuniões e congressos científicos, diversas publicações em congressos e em revistas científicas internacionais.
Participou com poesia do livro-coletânea “Lagoa da Prata em Prosa e Verso” e publicou o livro de poesias “Amores Etéreos”.
Cadeira nº 22 – Patrono: Professor Leonardo Vasconcelos
Sally Garcia de Lima
Psicóloga formada pela UFMG, com especialização em Psicopedagogia. Natural de Belo Horizonte, MG. Atividades: psicóloga do Núcleo de Saúde Mental de Lagoa da Prata, do Colégio Águia de Prata, de Lagoa da Prata, atendimento em clínica geral de psicoterapia, avaliação psicológica, orientação de pais e alunos, orientação vocacional, psicodiagnóstico, professora de Filosofia, idealizadora e sócio-fundadora da Associação Cuca Legal, para usuários de drogas, assessora da Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Monte, autora de diversos artigos e ensaios publicados nos periódicos locais, desde 1988.
Cadeira nº 23 - Patrono: Mário Quintana
Advogado, pós-graduado em Direito Público, Oficial de Farmácia Graduado, fazendeiro e comerciante. Natural de Lagoa da Prata – MG. Atividades: historiador, escritor, contista, ensaísta, poeta, Diretor Comercial e Diretor Secretário da CALP, fundador do Rotary Club e do Umuarama Club de Lagoa da Prata, 1º presidente e fundador da Crediprata, 1º secretário da 90ª subseção da OAB/MG. Autor dos livros: “Lagoa da Prata – Retiro do Pântano”, “Passo a Passo – 1900/2000”, “Luzes da Prata, 20 Anos de Vida” “Pedaços da Vida – Reminiscências”, participante do livro/coletânea “Lagoa da Prata em Prosa e Verso” fundador da ACADELP. Falecido em 30 de agosto de 2006.
Cadeira nº 10 - Patrono: Plínio Salgado
Sônia Maria Rezende Mesquita
Natural de Lagoa da Prata, casada, cinco filhos e dois netos. Professora do Curso de Magistério, Educação Física Infantil. Curso de Secretário de 1º e 2 graus; Curso de Atualização em Dificuldades de Aprendizagem Escolar; professora de Língua Portuguesa, Inglês e Literatura Brasileira, 1º e 2º graus; Curso de Pós-Graduação na Área de Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da cidade de Formiga, sendo a aluna destaque e homenageada pela Faculdade em dezembro de 1990. Atualmente é orientadora dos cursos de Matemática e Português pelo Kumon, Instituto de Educação.
Atividades: Fundadora e coordenadora do Movimento Familiar Cristão; cursilhista; palestrante em encontros religiosos, pastorais, comunidades e escolas de Lagoa da Prata e cidades vizinhas. Coordenadora do Conselho Paroquial de Pastoral. Participou da criação da APAE de Lagoa da Prata. Escreve para o jornal “Informação” e participou do livro/coletânea “Lagoa da Prata em Prosa e Verso” e “Paróquia São Carlos Borromeu - 75 Anos - Jubileu - Um povo que brilha em sua história”. Publica mensalmente o jornal “Kumonotícia”, da sua própria Unidade de Ensino.
Cadeira nº 24 - Patrono: Monteiro Lobato
Vera Lúcia Viana de Macedo
Pedagoga, psicóloga clínica e professora universitária, com carteiras do MEC em Orientação Educacional, Administração Escolar, Psicologia da Educação, História da Educação e Filosofia da Educação. Natural de Lagoa da Prata, viúva, duas filhas. Atividades: Mestrado em Educação pela UFRJ, graduação em Pedagogia, especialização em Supervisão, Administração, Orientação Educacional. Subchefe do Departamento de Educação e Metodolgia da Pesquisa Educacional do Curso de Pedagogia do IEMG. Publicou os livros: “O Faz de Contas de Jean Piaget na Literatura de Monteiro Lobato”, “Mulher Cidade”, “Reminiscências”, “Pássaro Humano”, “Sangria de Outono”, “A Casa Rosada”, entre outros.
Cadeira nº 25 - Patrono: Guimarães Rosa
Graduada em Pedagogia e Letras, professora de Língua Portuguesa com especialização em Direito Educacional, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, gestora em Direitos Humanos, gestora em Educação e pela Universidade Federal de Viçosa especialista em Educação. Natural de Estrela do Indaiá – MG. filha de Lery Silva e Maria Vitória Silva, nasceu no dia 08/09/1964 Atividades: professora, vice-diretora, coordenadora dos programas do Governo Federal:PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano;coordenadora do Programa da Secretaria Estadual de Educação: PEAS Juventude, Conselheira Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Educação, Idoso e Presidente do CM de Cultura e Turismo de Lagoa da Prata. Escritora, organizadora de diversas coletâneas de contos, crônicas e poesias; colaboradora do Jornal de Luz , Jornal Informação e Jornal Acontece; cursilhista autora de livros como: A Menina e a Poesia, Sonhos de Poeta, Via-Sacra do Professor, Baú de Estrela-Memórias de minha família e amigos. Participação e organização das Coletâneas: Lagoa da Prata em Prosa e Verso I, II,III, IV e V; 100 Anos do Congado em parceria com Dr. Ciro dos Santos, dentre outros. Detentora do prêmio Nestlé Literatura, Prêmio "Jardim da Educação" da Editora do Brasil, 1º lugar no Concurso de Trovas de Anchieta ES, "Educador Nota 10" da Fundação Victor Civita, Fundação Roberto Marinho e Abril.
Gilmar Francisco da Silva
Cursou o ensino fundamental 1ª a 4ª na Escola Estadual
Alexandre Bernardes Primo, 5ª serie a 8ª serie e também concluiu a 2º grau na
Escola estadual Nossa Senhora de Guadalupe. E curso Técnico em Leite e
Derivados na escolha Estadual Virgínio Perillo.
O
gosto pela escrita poética surgiu no ano de 1989 a 1994, e o retorno ao mundo
poético em fevereiro de 2005.
Cadeira nº 10 – Patrono: Silvério Rocha
José
Eustáquio de Moraes
José Eustáquio de Moraes nasceu em Lagoa da Prata no ano de 1946. E filho de Josafá Batista de Moraes (Fazinho) e Maria Avelina de Moraes (in memoriam) ambos lagopratenses. E casado e tem um filho. Vendedor, poeta e escritor. Autor do livro “Vidas, Vírus e Viradas, já publicado, e outros em fase de preparação para posterior publicação; colunista do Jornal Conexão. Escreve crônicas para os demais jornais: conta também com vários trabalhos em evidência no espaço literário da Internet “Recanto das Letras Cadeira nº 26 – Patrono: Lima Barreto
Luiz Espedito Calazans
Casado, pai de dois
filhos, cursa o último período do curso de Técnico de Segurança do Trabalho e
Agente Ambiental.
Colunista do Jornal
Informação, apaixonado por livros, gosta de literatura judaica, espanhola, inglesa
e, principalmente, portuguesa.
Começou a desenvolver
o gosto pela literatura ainda no primário da escola, lendo a coleção Série
Vagalume, com destaque para “Açúcar amargo” e “Coração de onça”. Gosta de escrever
textos com finalidade moral, bem como histórias do cotidiano. Canta
e toca violão na Paróquia São Sebastião. E membro do ministério da música “Sol
do Amor’, que se apresenta em casamentos da cidade e região.
Cadeira nº 27 - Patrono: José de Alencar
Maria Aparecida Robadel
Zini é natural de Ipanema-MG, viúva, mãe de três filhos. Pedagoga (com
especialização em Administração e Inspeção Escolar), aposentada como Analista
de Educação do Estado de Minas Gerais. Ex professora de Filosofia e História da
Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Reduto-MG. Foi
colaboradora do jornal Fragmentos do Leste em Belo Horizonte e participou do
livro da ACADELP- Lagoa da Prata em Prosa e Verso. E membro efetivo da Academia
Leonistica Mineira e Brasiliense de Letras, com sede em Uberlândia-MG. Em Lagoa
da Prata participou na elaboração do Plano Diretor da cidade, na qualidade de
conselheira indicada pela comissão de Educação e Cultura. Amante das arte em
diversas modalidades, já atuou como atriz em
Belo Horizonte. Atualmente é integrante do Coral Fundação Embaré.
Cadeira
nº 28 - Patrono: Machado de Assis
Sebastião
Camilo Borges
Sebastião
Camilo Borges nasceu em 16 de abril de 1953. E natural de Santo Antônio do
Monte-MG. Filho de Joaquim Camilo Borges e Maria Antônia de São José, Em 1973,
após completar o Ensino Médio, formando-se em Técnico de Contabilidade, mudou-se para Belo Horizonte. Frequentou o curso de Psicologia até o quinto período. Em
1977 descobriu a arte do Teatro, atividade que exerceu profissionalmente, com
grande dedicação, por quinze anos. Trabalhou como ator, diretor e escritor de vários espetáculos teatrais. Foi membro da Associação
Profissional de Artistas e Técnicos em
Espetáculos de Diversão de Minas Gerais, que deu origem ao atual Sindicato dos
Artistas. Na década de 80 participou do Movimento Alternativo de Literatura em
Belo Horizonte. Em 1992, casou-se com Ana Maria e mudou-se para Lagoa da Prata
onde nasceram seus filhos- Gabriel e Gabriela. Graduado em Pedagogia. Atualmente, participa esporadicamente de encenações teatrais e publica
textos avulsos em jornais locais. Autor do livro infantil “Meu pezinho de
Grama” . Conta também com textos teatrais e contos que pretende reunir num outro livro
para posterior publicação.
Cadeira nº 29 - Patrono: Floriano Geraldo
Sampaio
GLAYCO FIRPE
Filho de imigrantes italianos, nasceu em 12 de
janeiro de 1934. Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas
Gerais. Ingressou na Magistratura em 1973, tendo sido Juiz de Direito nas
Comarcas de Bonfim e Bom Sucesso. Após se aposentar dedicou-se às Artes
Plásticas e à Literatura, já tendo efetuado diversas exposições de quadros em
várias cidades mineiras. Na área Literária é detentor de vários prêmios em
concursos de âmbito nacional, tendo ainda várias publicações em revistas
literárias. Tem publicados dois livros, um de contos e outro de poesias. Conta
também com alguns outros trabalhos inéditos, sendo preparados para publicação.
Glayco Firpe, CADEIRA: 31; PATRONO: RAUL DE
LEONI
MARIA DAS NEVES DE
CARVALHO CASTRO
Maria das Neves de Carvalho Castro, apelidada
por Neneve, nascida em 23 de fevereiro de 1943, em Luz-MG, filha de Josafá
Antonio de Carvalho (in memorian) e Josefina Rosa de Carvalho, é casada com
Antonio José de Castro, mãe de cinco filhos, 11 netos e 01 bisneta. Professora,
pedagoga e Advogada, atualmente aposentada. Residente em Lagoa da Prata há
quase 40 anos, lagopratense de coração. Católica praticante, pertencente ao
Ministério da Palavra na Comunidade Santa Terezinha do Menino Jesus. Estudou em
internatos dirigidos por freiras, em Dores do Indaiá e Divinópolis. Depois
cursou Pedagogia no Instituto de Educação de Minas Gerais em Belo Horizonte.
Amante dos livros, sem distinção de gênero, apreciando tudo que lê. Gosta de
poesias, inclusive também se aventura em escrevê-las. Escreveu o livro ”Olho de
Gato, Rabo de Tatu”, uma autobiografia narrada no cenário do Brasil rural, uma
autêntica etnografia, em fase de publicação. CADEIRA: 32; PATRONA: Adélia Prado.
Maria Marta Vidal, formada em Letras pela
Faculdade de Formiga, em Pedagogia pela Faculdade de Batatais e Universidade de
Itaúna. Pós – graduada em “Processo de Aprendizagem” e Psicopedagogia. Foi
professora, exercendo a função das classes de Alfabetização às Universitárias.
Diretora eleita na Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe; Inspetora e
Coordenadora Pedagógica no Colégio Águia de Prata. Atuou em Movimentos Sociais.
Foi vice-presidente da ATELP. Participou
da fundação do Movimento MOCOLIN; atuou como presidente da AMLP (Associação de
Mulheres de Lagoa da Prata). Participou da criação da Subsede do Sind.UTE.
Conta com publicações nos jornais “O Papel” e “Informação”, e nas coletâneas
lançadas pela ACADELP (Academia Lagopratense de Letras) CADEIRA: 33; PATRONA:
CLARICE LISPECTOR
Nasceu em 09 de abril de 1958, advogado,
procurador de justiça do estado de Minas Gerais, ex presidente da Associação
Nacional dos Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de
Interesse Social, idealizador e coordenador do Diagnóstico do Terceiro Setor de
Belo Horizonte. Publicou vários livros sobre fundações associações. Entre eles:
Manual de Fundações(1996, Nacional Editora,
primeiro livro brasileiro específico sobre fundações), Novo Manual de
Fundações(1997, Editora Del Rey/inédita); Roteiro do Terceiro Setor(2002/PRAX
Editora); Co-autor do livro a Execução Penal à Luz do Método Apac; Co-autor do
livro da Conspiração Mineira pela Educação; Autor do livro infanto/juvenil:
João Cidadão(E. Lutador 2005); Várias crônicas e contos publicados e palestras proferidas. CADEIRA: 34 PATRONO: JORGE AMADO
ACADÊMICOS BENEMÉRITOS
ACADÊMICOS BENEMÉRITOS
Antônio
Carlos Dayrell de Lacerda Gontijo
Descendente de família tradicional de produtores rurais em Lagoa da Prata. É poeta, jornalista profissional e advogado, com pós-graduação em Direito de Empresa. O desejo de escrever floresceu na adolescência e, desde então, redigiu várias poesias e artigos de Direito. Colunista do Jornal Informação, vem se destacando em uma outra área: a fotografia. É autor e editor do livro “Poesia Para Parar o Tempo” (2009), que teve cada um de seus 400 exemplares confeccionados artesanalmente por ele. O livro incluiu exposição homônima apresentada em Lagoa da Prata, Santo Antônio do Monte, Bom Despacho e Belo Horizonte, e faz parte do acervo Coleções Especiais – Mineiriana, da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. Em 2012, foi selecionado para a exposição comemorativa ao Dia Nacional da Poesia, ao lado de obras de Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade, entre outros. O autor, ainda, idealizou a mostra de artes visuais, intitulada "Poesia Scrap" A exposição é uma crítica à sociedade de consumo, em que o artista trabalhou com a plasticidade da palavra como objeto de informação, arte e criação.
Descendente de família tradicional de produtores rurais em Lagoa da Prata. É poeta, jornalista profissional e advogado, com pós-graduação em Direito de Empresa. O desejo de escrever floresceu na adolescência e, desde então, redigiu várias poesias e artigos de Direito. Colunista do Jornal Informação, vem se destacando em uma outra área: a fotografia. É autor e editor do livro “Poesia Para Parar o Tempo” (2009), que teve cada um de seus 400 exemplares confeccionados artesanalmente por ele. O livro incluiu exposição homônima apresentada em Lagoa da Prata, Santo Antônio do Monte, Bom Despacho e Belo Horizonte, e faz parte do acervo Coleções Especiais – Mineiriana, da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. Em 2012, foi selecionado para a exposição comemorativa ao Dia Nacional da Poesia, ao lado de obras de Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade, entre outros. O autor, ainda, idealizou a mostra de artes visuais, intitulada "Poesia Scrap" A exposição é uma crítica à sociedade de consumo, em que o artista trabalhou com a plasticidade da palavra como objeto de informação, arte e criação.
Nascimento: 05 /06/1965
Antônio Carlos de Oliveira
Formação Escolar Universitária: Universidade Federal de Minas Gerais
Curso: Comunicação Social - Habilitação: jornalismo Cidade: Belo Horizonte, MG
Cursos Extracurriculares
· Cursos de Inglês (nível Intermediário);
· Decoração Comercial;
· História em Quadrinhos e Desenho de Humor;
· Simpósio Nacional de Ensino de Cinema;
· Análise Transacional;
· PGQ - Plano de Garantia da Qualidade;
· Qualidade Total para Gerentes;
· Conceitos para Revolucionar o Gerenciamento;
· Assessoria em Comunicação;
· Cursos de pintura em tecidos, óleo sobre tela e aquarela;
· Na área de informática: MS-DOS, Windows, PageMaker, Microsoft Word, Photoshop, Adobe Ilustrator, Microsoft PowerPoint, CorelDraw e InDesign.
Atividades Profissionais:
Banco Nacional: 1981 a 1987 (6 anos);
ArcelorMittal Abeb: 1988 a 2010 (22 anos);
Profissional Liberal: 2011 a 2019;
Jornal Folha de Lagoa: 2019 - atualmente
Cargos: Assistente e Assessor de Comunicação
Ramo de Atividade: jornalismo e artes gráficas
Atividades desenvolvidas:
· Elaboração (criação, reportagem, redação, ilustração, programação visual, layout e arte-final) de diversos tipos de publicações; fotografias; editorações eletrônicas e projetos gráficos; coordenação de eventos e pesquisas; produção de vídeos institucionais; redação de atas e cartas.
Trabalhos voluntários em Lagoa da Prata
· Membro do Conselho Fiscal, assessor de comunicação e músico na fazenda de recuperação para dependentes químicos “Novo Caminho”;
· Agente da Pastoral da Sobriedade e do Programa de Vida Nova;
· Membro do Conselho Municipal Antidrogas de Lagoa da Prata - Comad;
· Violonista e cantor na Comunidade Santa Terezinha e paróquia N. Sra. de Guadalupe;
· Membro benemérito da Academia Lagopratense de Letras - Acadelp;
· Atuações diversas como voluntário: Caps, SOS, Amigos da Praça São Sebastião, Apac, Associação Sara Aparecida, Fundação Chiquita Perillo, paróquias diversas, Comunidade Católica Árvore da Vida e escolas de Lagoa da Prata.
Adriana Eugênia Silva Juscelino
Nascimento 08/07/67 - Lagoa da Prata.
Filiação: José Aparecido da Silva
Maria Isaltina da Silva
Esposo - Aurélio Lúcio Juscelino
Filhos : Maria Clara Silva Juscelino
Marco Aurélio Silva Juscelino
Professora de Língua Portuguesa
Semifinalista da Olimpíada de Língua Portuguesa em 2014 -
Crônica
Idealizadora do Projeto Prevenir. Voluntária da Fazenda Novo Caminho
CARLOS SAINT´CLAIR DOCO
Nasceu em Lagoa da Prata, MG. Em 04.11.1955
Filho de:
Paulo saint'clair Doco
Lúcia Gonçalves Doco
Casado com Cláudia Maria Leal de Castro Doco e pai de Igor Saint'Clair de Castro Doco
Economista
Administrador de Empresas
Enfermeiro, Cursando Engenharia Civil.
Nascida em Lagoa da Prata em 02/05/1966, é filha de Antônio José de Castro e Maria das Neves de Carvalho Castro. Casada com Adevaldo Alves Araujo, mãe de Saulo de Castro Araujo e Mariana de Carvalho Castro Araujo; avó de Laura Moreira Castro.
Formada no Magistério em 1984 em Lagoa da Prata e, em Psicologia pela Newton de Paiva Ferreira, Belo Horizonte, em 1991.
Servidora Pública Federal aposentada, em exercício de 01/03/1986 a 10/06/2019, por último exercendo a função de Gerente da Agência da Previdência Social em Santo Antônio do Monte. Atualmente exercendo atividade autônoma de assessoria previdenciária com escritório na cidade de Luz.
Escritora independente de crônicas e poesias, com primeiro livro a ser brevemente publicado, em parceria com sua mãe, “Sussurros da Alma”. Acadêmica da Academia Lagopratense de Letras-ACADELP.
Nasceu em 1974 em Lagoa da Prata. MG.
Filho de José Carlos e Ana Lúcia Gomes
Escritor, se revelando grande poeta. Lançou três livros:
Meu jeito de ser e de viver.
Sonhos de um Poeta.
Canção do amor
maior
Participou ainda de coletâneas da ACADELP
É acadêmico fundador da ACADELP
FÁTIMA CÉSAR DAS GRAÇAS , nasceu em Lagoa da Prata em 4 de julho de 1960, filha de
Canuto César da Silva e Luzia de Araújo César. Realizou os cursos de 1º e 2º
graus no Grupo escolar Dr. Jacinto Campos e Colégio Estadual Nossa Senhora de
Guadalupe, onde formou-se normalista com especialização em Educação Infantil.
Bacharel em Biblioteconomia pela UNIFOR, graduada em Pedagogia pela ULBRA com
especialização em Docência do Ensino Superior. Dedicou-se a educação infantil
por 20 anos na E.E. D. Tilosa, tendo sido vice-diretora entre 2002 e 2008. Foi
professora do Ensino do Uso da Biblioteca na E. E. Dr. Arnaldo de Farias de
2012 até sua recente aposentadoria na rede pública estadual. Atua desde 1986
como bibliotecária na Biblioteca Pública Municipal Cel. José Vital onde vem
desenvolvendo a parte de difusão de sua atividade técnica, diligente esforço de
fomento a leitura e de cargo de chefe do Setor de Cultura da Prefeitura
Municipal de Lagoa da Prata
FERNANDA HELENA SERAPIÃO
Data de Nascimento: 22/04/1981
Filiação: Antônio José Serapião
Maria Elena Serapião
Graduação em Letras e Pós Graduação em Língua Portuguesa
Professora de Língua Portuguesa na Secretaria Estadual de Educação
Grande incentivadora do hábito da leitura.
GEORGINA MARIA GUIMARÃES
Nasceu em 06/01/49 em Lagoa da Prata-MG, onde reside. É bibliotecária e pós graduada na mesma área de atuação com especialização em Paradigmas Emergentes nos Serviços Informacionais: Gestão, Indexação e Disseminação. Possui ainda curso de Acervo: Organização de Documentos. Atualmente exerce a função de Bibliotecária. Faz parte da Diretoria da Comunidade Terapêutica Fazenda de Recuperação, Novo Caminho e membro Benemérito da Acadelp.
Harrison Erezi Mendonça
Nasceu em Santa Terezinha de Goiás, no ano de 1984, mudou-se para São Paulo, onde viveu por 5 anos na capital paulista.
Nasceu em Santa Terezinha de Goiás, no ano de 1984, mudou-se para São Paulo, onde viveu por 5 anos na capital paulista.
Há vinte e dois anos
vive em Lagoa da Prata. Filho de Rosimone e Peixoto, irmão de Elnathiara, pai
do João Pedro e casado com Núbia Cássia.
Formado em letras, é
professor há 17 anos de língua portuguesa.
É professor na Secretaria Estadual de Educação.
Sempre incentivador e idealizador de grandes
projetos de leitura e redação.
ISAIAS JUNIOR RIBEIRO
Nasceu em 10/02/1976 em Lagoa da Prata, MG, casado com Ana Cristina de Souza Beirigo Ribeiro, filho de Cândido Antônio Ribeiro e Ana Lúcia Ribeiro. Pai de Lucas Junior, Carlos e Miguel, Bacharel em Direito, Cronista, Escritor, Músico, Regente Coral Filadélfia na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério de Lagoa da Prata, Regente da Famuj - Fanfarra Municipal de Japaraíba, diretor de ensino em auto escola, Técnico em Segurança Pública, Policial Militar, Palestrante sob o Programa "A Verdade sobre as Drogas".
Nasceu em 10/02/1976 em Lagoa da Prata, MG, casado com Ana Cristina de Souza Beirigo Ribeiro, filho de Cândido Antônio Ribeiro e Ana Lúcia Ribeiro. Pai de Lucas Junior, Carlos e Miguel, Bacharel em Direito, Cronista, Escritor, Músico, Regente Coral Filadélfia na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Ministério de Lagoa da Prata, Regente da Famuj - Fanfarra Municipal de Japaraíba, diretor de ensino em auto escola, Técnico em Segurança Pública, Policial Militar, Palestrante sob o Programa "A Verdade sobre as Drogas".
Cronista/Escritor no Jornal O Papel, com artigos
publicados em Jornais e revistas de Lagoa da Prata e em Belo Horizonte, poeta e
Contador de Histórias...
Uma frase: “- Só uma coisa me interessa, Pessoas!”,
Max Luccado.
JANAINA ROSA RODRIGUES SANTOS
Nasceu em 09/12/1976 em Lagoa da Prata. Filha de Alzira Rosa dos Santos e Hirondino Raquel Santos. Formação: Licenciatura plena em Letras, Licenciatura em Pedagogia, Pós Graduação em Educação Especial e TGD. 19 anos lecionando no Instituto Maria Augusta Machado - IMAM. Foi professora também nas escolas: Sementinha, Pingo de Gente, Estrela do Futuro na educação infantil. Grande incentivadora da leitura e da arte.
João
Batista Aguiar (Escritor Cambraia JJoão) Nasceu em 09/08/1960
em Douradoquara MG , residente em Lagoa
da Prata MG a mais de quarenta anos. Filho
do Sr. Altamiro Ricardo e Dona Maria Conceição Aguiar . Pai de seis filhos ,
sendo quatro filhas e dois filhos também avô de dez netos e netas , escritor
autodidata com vários livros dentre eles
Ódio humilha amor embala,
Devaneios de um poeta louco , Mendigos da Alma , várias coletâneas pela
editora Becalete, também parceria no livro Bororós Dourado com Nute do Quara e
Ara do Quara , também participa do Recanto das letras e membro correspondente
da ALTO- Academia de letras de Teófilo Otoni MG. Na vida e minhas escritas ,
minha grande paixão é o ser humano o maior investimento da terra.
KEILA CRISTINA DA COSTA CASTRO, professora de Língua Portuguesa, nasceu em Santo Antônio do
Monte, MG, em 1978. Formou-se em Letras, na Faculdade de Filosofia Ciências e
Letras de Formiga, MG. Em 1997 iniciou sua
carreira como Professora de Língua Portuguesa e Literatura em sua terra natal. Em 2001, começou sua
trajetória em Lagoa da Prata. Lecionou nas escolas Nossa Senhora de Guadalupe e
Chico Resende onde através de suas “Rodas de leitura”, buscava despertar em
seus alunos o amor pelos livros. Incentivou também as artes cênicas, o teatro
era outro ponto forte em seus planejamentos escolares. Fora da sala de aula,
devido a problemas vocais, sempre manteve vivo o amor pela literatura. Na
Escola Estadual Virgínio Perillo, atuou na bibliotecária renovando o acervo e
aumentando significativamente o acesso à leitura tendo um número expressivo de
empréstimos de livros. Atualmente, fortifica
seu laço literário como Contadora de Histórias. Leva sua alegria e emoção para histórias de autores renomados
na literatura infantil com o projeto iniciado em 2017: Histórias da Iaiá
LÁZARA APARECIDA FERREIRA BENTO
Licenciada em Letras pelo UNIFOR e Pós- Graduada em Letras e Literatura pela FIJ
Licenciada em Letras pelo UNIFOR e Pós- Graduada em Letras e Literatura pela FIJ
Professora de Língua portuguesa na Secretaria Estadual de Educação e professora do Ensino Fundamental na
Secretaria Municipal de Educação de Lagoa da Prata
Nascida em Iguatama em 20 de julho de 1977
MARIA DE FÁTIMA AMORIM SANTOS
É uma mulher simples que sabe viver a vida e aproveita o melhor dela.Nasceu no Capoeirão, município de Arcos, filha de Laerte Bernardes Amorim e Maria Ermelinda Amorim. Tem 2 irmãos, Laerte e Maria Aparecida e também 5 sobrinhos. Mudou-se para Lagoa da Prata aos 05 anos, para estudar e morar com os avós, Enéas Bernardes Amorim e Olímpia Honorata de Lacerda, onde estes a criaram. Sempre vivendo na casa de seus avós, onde respirava trabalho, educação e respeito por tudo o que fazia e pelas pessoas. Estudou na E.M. Dr. Jacinto Campos e E.E. Nª Srª de Guadalupe. Fez curso de Normalista e cursou Pedagogia na FADOM, Formiga e depois graduou-se em Pedagogia em Itaúna. Exerceu a profissão de Supervisora Pedagógica na E.E. Alexandre Bernardes Primo e na E.E. Helena Aparecida - APAE. Casou-se com Dr. Ciro dos Santos, o qual a ajudou muito em sua vida, na profissão, na cultura, nas letras. Dr. Ciro foi um grande exemplo em sua vida, um ser especial. Atualmente atua como coordenadora na Comunidade São Carlos Borromeu e auxilia nos trabalhos na Igreja Matriz São Carlos Borromeu. Faz parte como membro Benemérito da ACADELP e integrante do Grupo Acadelp em Seresta. Hoje ao olhar para trás tem a certeza que o Senhor caminha conosco. Ele age em nós e está entre nós. É ele que nos chama a responsabilidade de seguir adiante. Sempre quis crescer e correu atrás disso. Precisamos aproveitar o que vivemos como aprendizado. Na vida nunca se conformou, sempre lutou pelos seus ideais. É preciso ter calma, porque amanhã será diferente. Como membro Benemérito da ACADELP, continua levando o legado do Dr. Ciro, exaltando a cultura, as letras e os ideais do povo lagopratense, e continuar com o caminhar da ACADELP e seu sucesso. Como dizia o Dr. Ciro: “estude, leia e trabalhe... trabalhe... Com fé em Deus nós alcançamos tudo que precisamos”.
Maria Regina Macïel
Nascida em 18/11/1968 na cidade de Lagoa da Prata/MG
Filha de Conceição Olinda Alves e Otaviano Leonel
Sobrinho.
Graduada em Ciências Sociais e Mestra em Educação,
Cultura e Sociedade.
Autora de História de
Japaraiba (2007) e A bênção pai (2016).
Casada e mãe de 3 filhos.Presidente da Banda Lira São Carlos.
MARINÊS ALBANÊZ
Nascida aos 03 de junho de 1967, na cidade de Campo Belo –MG, filha de Maria Aparecida Santos e Miguel Tortura Albanez. Residiu na cidade de Candeias – MG, do nascimento até 1997.
Nascida aos 03 de junho de 1967, na cidade de Campo Belo –MG, filha de Maria Aparecida Santos e Miguel Tortura Albanez. Residiu na cidade de Candeias – MG, do nascimento até 1997.
Formada em Pedagogia pela Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança, em 1989 e, em Psicopedagogia
Institucional, pela Universidade Castelo Branco em 2006.
Moradora de Lagoa da Prata desde
janeiro de 1998, onde atuou como professora da rede estadual na Escola Estadual
“Monsenhor Alfredo Dohr” de 1998 a 2018.
Como professora da rede municipal desde
2010 onde atuou nas seguintes escolas: Escola Municipal “Castelinho Encantado”,
Escola Municipal “Professor Afonso Goulart”, Escola Municipal “Professor João
Fernandes”, e, atualmente, na Escola Municipal “Dr. Jacinto Campos”.
Mônica
Garcia
É escritora, publicitária e jornalista, nasceu em Lagoa da Prata. Empreendedora, já foi industriária na área de produtos químicos antes de dedicar à publicidade e ao jornalismo, sua verdadeira paixão. Em 2012 lançou nesta cidade o Catálogo Cabine Telefônica, onde várias empresas trabalham a fixação da marca e novos contatos, mesmo nesta era altamente tecnológica este veículo continua sendo um elo entre o público de comércio e consumo. No ano de 2013 vislumbrando a possibilidade de interligar as cidades em um veículo de comunicação que conferisse alto teor informativo com patrocinadores exclusivos do segmento de luxo, lançou a revista Official Chic. À frente deste veículo de variedades dirigiu e destacou; Escritores, fotógrafos, designs, esportistas, mestres em moda, arquitetos, engenheiros, artistas das mais variadas formas de arte, chefs de cozinha, músicos, além é claro do empresariado. Faz parte do currículo da jornalista, grandes eventos como festas de premiação e pequenas recepções de luxo. Foi também por dois anos, colunista no jornal Porta Yes Marília da cidade de Marília em São Paulo. E para o Jornal Agora em Divinópolis onde começou sua carreira escreveu algumas crônicas e artigos. Recentemente recebeu o caloroso e desejado convite para fazer parte da ACADELP como Acadêmica benemérita o que vem abraçando com prazer. Hoje é membro do conselho da ASAP - Associação dos Autistas e Possibilidades. Sua função é fiscalizar, ajudar na organização de ações sociais com o objetivo de custear tratamentos e promover a inclusão social para estas crianças e famílias.
É escritora, publicitária e jornalista, nasceu em Lagoa da Prata. Empreendedora, já foi industriária na área de produtos químicos antes de dedicar à publicidade e ao jornalismo, sua verdadeira paixão. Em 2012 lançou nesta cidade o Catálogo Cabine Telefônica, onde várias empresas trabalham a fixação da marca e novos contatos, mesmo nesta era altamente tecnológica este veículo continua sendo um elo entre o público de comércio e consumo. No ano de 2013 vislumbrando a possibilidade de interligar as cidades em um veículo de comunicação que conferisse alto teor informativo com patrocinadores exclusivos do segmento de luxo, lançou a revista Official Chic. À frente deste veículo de variedades dirigiu e destacou; Escritores, fotógrafos, designs, esportistas, mestres em moda, arquitetos, engenheiros, artistas das mais variadas formas de arte, chefs de cozinha, músicos, além é claro do empresariado. Faz parte do currículo da jornalista, grandes eventos como festas de premiação e pequenas recepções de luxo. Foi também por dois anos, colunista no jornal Porta Yes Marília da cidade de Marília em São Paulo. E para o Jornal Agora em Divinópolis onde começou sua carreira escreveu algumas crônicas e artigos. Recentemente recebeu o caloroso e desejado convite para fazer parte da ACADELP como Acadêmica benemérita o que vem abraçando com prazer. Hoje é membro do conselho da ASAP - Associação dos Autistas e Possibilidades. Sua função é fiscalizar, ajudar na organização de ações sociais com o objetivo de custear tratamentos e promover a inclusão social para estas crianças e famílias.
Nei Cabral de Sousa
Nasceu aos 14 dias do
ano de 1973 em Lagoa da Prata, contudo, viveu toda sua infância e juventude em
Japaraíba. Cidades vizinhas que ficam no Centro-Oeste de Minas Gerais. Em 1992, sedo
aprovado em concurso público, sem jamais abandonar suas raízes, deixa a família
e muda-se para Betim, onde, dá início a sua carreira de professor. Sendo graduado
em Física, Matemática e Ciências; especialista em “Educação Matemática” e em
“Docência do Ensino Superior”; e mestre em “Ciências da Educação”. Professor por opção,
mas, escritor por vocação, Nei, incentivado pelas suas queridas professoras
primárias, escreveu os seus primeiros e tímidos poemas, quando tinha seus 9 ou
10 anos de idade. Mas que, com o lapidar do tempo foram assumindo para si:
forma, densidade e estilo. Depois de vários
períodos de intensa escrita e outros de uma profunda e infrutífera hibernação
criativa, o autor, um pouco amadurecido pelos anos, já premiado e notoriamente
reconhecido pelo seu trabalho, dedica-se à educação e projetos de produção
literária que perpassam pela poesia, romance, autoajuda e contos.
OTAVIANO RAIMUNDO DA SILVA
Nasceu em 04/01/1945 , filho de
Geraldo e Raimunda. Casado com Vilma Paulino da Silva. Seus filhos Marisa,
Júlio, Sérgio, Patrícia e Sabrina. Nível de formação ¨BÁSICO¨. Começou a
escrever por prazer aos 60 anos. Possui uma grande facilidade com as palavras,
é também um exímio repentista. Suas
poesias foram publicadas primeiramente
no site: recantodasletras.com.br, em meados de 2008. Posteriormente as poesias
Bela de Prata, Prata e Ouro e Cem anos da Estação publicadas em livros da
ACADELP a qual é membro benemérito.
Sendo várias poesias distribuídas aos frequentadores do Café Caipira,
lugar onde há um bom café e especialmente boa prosa. Em Agosto de 2018 foi
veiculado pela Globo Minas, no programa Tô Indo, uma bela homenagem onde falou
das poesias e repentes que na maioria das vezes são feitas espontaneamente, aos
amigos e clientes do café. Muito carismático, Otaviano Luinha como é
conhecido sempre tem uma palavra
otimista pra falar.
Patricia Maria da Silva
Nasceu em 10/08/1972.
Formação: Estudos Sociais, Licenciada em História. Cursos de Leitura Musical,
Estudo e Preparação Vocal, professora de História, Geografia, Filosofia e
Sociologia por 18 anos. Professora de iniciação musical, vocalista do coral
Fundação Embaré há 17 anos; vocalista da Orquestra Stellatus e do grupo Som de
Prata; Clarinetista da Banda Lira São Carlos há 20 anos. Diretora do Estúdio de
Dança Impactus. Pelos relevantes serviços prestados a música e a cultura,
recebeu recentemente, em Itabira, o troféu Heitor Villa Lobos.
Raquel
de Castro Ribeiro.
Nasceu em 11 de fevereiro de 1984, em Lagoa da Prata/MG, filha de Valdomiro José Ribeiro e Eugênia Mônica Castro Ribeiro, sendo a segunda filha do casal. É neta da autora do livro Águas Cristalinas- Therezinha de Castro e afilhada do professor e escritor Antônio de Pádua Lima Sampaio. Raquel estudou nas melhores escolas da cidade, formando-se no Ensino Médio pelo Colégio Colibri (hoje Colégio Águia de Prata), onde teve como professora de redação a escritora Maria do Rosário Bessas. Sempre teve facilidade em escrever textos e tomou gosto pelas crônicas através da leitura da coleção Para Gostar de Ler, da Editora Ática, ainda adolescente. Quando descobriu esse maravilhoso mundo da leitura, Raquel leu em um só ano cinquenta e dois livros! Formou-se em Educação Física pela UNIFOR-MG em 2006 e em Enfermagem pela PUC Minas em 2011. Atualmente é professora da Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe e também instrutora de Musculação na Secretaria Municipal de Esportes - Praça de Esportes. A escrita se faz presente como hobby dessa cronista que iniciou suas publicações em 2011 no blog Doce, tendo também textos publicados na página do Facebook Eu, cronista e mensalmente seus textos são encontrados no Jornal Informação. Hoje, tem como sua maior influência na literatura a escritora Martha Medeiros. Raquel encontra assunto para suas crônicas observando o mundo a sua volta, nos pequenos detalhes, nas conversas corriqueiras.…
Nasceu em 11 de fevereiro de 1984, em Lagoa da Prata/MG, filha de Valdomiro José Ribeiro e Eugênia Mônica Castro Ribeiro, sendo a segunda filha do casal. É neta da autora do livro Águas Cristalinas- Therezinha de Castro e afilhada do professor e escritor Antônio de Pádua Lima Sampaio. Raquel estudou nas melhores escolas da cidade, formando-se no Ensino Médio pelo Colégio Colibri (hoje Colégio Águia de Prata), onde teve como professora de redação a escritora Maria do Rosário Bessas. Sempre teve facilidade em escrever textos e tomou gosto pelas crônicas através da leitura da coleção Para Gostar de Ler, da Editora Ática, ainda adolescente. Quando descobriu esse maravilhoso mundo da leitura, Raquel leu em um só ano cinquenta e dois livros! Formou-se em Educação Física pela UNIFOR-MG em 2006 e em Enfermagem pela PUC Minas em 2011. Atualmente é professora da Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe e também instrutora de Musculação na Secretaria Municipal de Esportes - Praça de Esportes. A escrita se faz presente como hobby dessa cronista que iniciou suas publicações em 2011 no blog Doce, tendo também textos publicados na página do Facebook Eu, cronista e mensalmente seus textos são encontrados no Jornal Informação. Hoje, tem como sua maior influência na literatura a escritora Martha Medeiros. Raquel encontra assunto para suas crônicas observando o mundo a sua volta, nos pequenos detalhes, nas conversas corriqueiras.…
Rosana Cristina Ferreira Silva
Natural de Arcos – MG. É casada e tem em três filhos. É escritora, articulista e professora, formada em Letras, pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura, em Supervisão e Orientação Escolar e Mestre em Educação. É professora da educação básica e do nível superior na cidade de Arcos e de Lagoa da Prata, cidades de Minas Gerais. É colunista de jornais locais e regionais, e tem um blog, onde escreve artigos de opinião, crônicas e poesias. Publicou mais de 40 trabalhos acadêmicos para cursos de graduação e pós-graduação e artigos científicos para revista. Na literatura estreou com o livro de poemas O voo da poesia, pela Editora All Print. Já recebeu muitos prêmios e homenagens, entre os quais cabem destacar: Prêmio de menção honrosa por sua pesquisa de mestrado, foi laureada duas vezes pelos projetos do programa de Educação Ambiental Semeando, do SENAR, MG; em 2013, o prêmio de melhor poema pela Academia de Letras, da cidade de Lagoa da Prata–MG. Em 2014, teve seu poema publicado na Antologia “Versos em el aire II”, em Madri, na Espanha, em 2015, participou de três Antologias poéticas, ambas promovidas por concursos literários de abrangência nacional, em 2016 participou de mais duas publicações e em 2017, seu original de literatura infantil ficou entre os 10 melhores, (quase 1000 originais inscritos) e foi homenageada em diversas escolas por suas poesias e por seu trabalho desenvolvido nas escolas, instigando novos escritores.
Natural de Arcos – MG. É casada e tem em três filhos. É escritora, articulista e professora, formada em Letras, pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura, em Supervisão e Orientação Escolar e Mestre em Educação. É professora da educação básica e do nível superior na cidade de Arcos e de Lagoa da Prata, cidades de Minas Gerais. É colunista de jornais locais e regionais, e tem um blog, onde escreve artigos de opinião, crônicas e poesias. Publicou mais de 40 trabalhos acadêmicos para cursos de graduação e pós-graduação e artigos científicos para revista. Na literatura estreou com o livro de poemas O voo da poesia, pela Editora All Print. Já recebeu muitos prêmios e homenagens, entre os quais cabem destacar: Prêmio de menção honrosa por sua pesquisa de mestrado, foi laureada duas vezes pelos projetos do programa de Educação Ambiental Semeando, do SENAR, MG; em 2013, o prêmio de melhor poema pela Academia de Letras, da cidade de Lagoa da Prata–MG. Em 2014, teve seu poema publicado na Antologia “Versos em el aire II”, em Madri, na Espanha, em 2015, participou de três Antologias poéticas, ambas promovidas por concursos literários de abrangência nacional, em 2016 participou de mais duas publicações e em 2017, seu original de literatura infantil ficou entre os 10 melhores, (quase 1000 originais inscritos) e foi homenageada em diversas escolas por suas poesias e por seu trabalho desenvolvido nas escolas, instigando novos escritores.
Filho
de João Evaristo da Silveira e Angélica Alves da Silveira, Tadeu Lobo, o
terceiro de uma família de nove filhos, nasceu em Luz, Minas Gerais, em 14 de
setembro de 1959. É Funcionário Público Municipal na cidade de Nova Serrana MG
e estudou parte do ensino fundamental na Escola Sandoval de Azevedo em Luz e,
outra parte na cidade mineira de Araújos, onde viveu a maior parte de sua
infância. Retornando
à terra natal, concluiu o ensino fundamental na Escola Comendador Zico Tobias.
O ensino médio foi concluído na Escola Sesi Jéferson Batista de Freitas, em
Nova Serrana, Minas Gerais. Cursou
direito por um ano e meio na Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac),
Campus Bom Despacho, Minas Gerais. Em
dezembro de 2008, lança com grande sucesso, em Nova Serrana, seu primeiro livro
de poesias, Muitos Anos Depois. Em 2015, participou em Lagoa da Prata MG, com o
poema Muitos Anos Depois, da primeira coletânea do Concurso Anual de Poesias da
ACADELP- Academia Lagopratense de Letras. Em 2016, na comemoração do centenário
da Estação Ferroviário de Lagoa da Prata, participou do XII Concurso de
Poesias, com o poema de sua autoria “Ritual". Em dezembro de 2016, em Nova
Serrana, forma se na Escola Estadual Maria Zeli Diniz Fonseca, no curso Nível
Médio Professor De Educação Infantil (Magistério). Também
em Nova Serrana apresentou ao público, pela primeira vez, dois de seus inúmeros
poemas: “Brilho” e “Mulher Bonita”, em comemoração ao 36.º aniversário da
Biblioteca Municipal Aurélio Camilo; no ano seguinte, na comemoração do
aniversário da mesma biblioteca, apresentou outros dois poemas de sua autoria,
“Quem é ela?” (dedicado à sua filha Joana Angélica) e “Lista de Compras”. Seu
trabalho foi também apresentado nas cidades mineiras de Araujos, Divinópolis,
Pitangui e Lagoa da Prata, onde nessa última, o mesmo recebeu da ACADELP -
Academia Lagopratense de Letras a medalha de honra ao mérito e teve vários de
seus poemas publicados em antologias poéticas dessa Academia de Letras. Teve
alguns de seus trabalhos editados nos seguintes jornais neo-serranenses:
Gazeta, Correio da Serra, Informativo Cultural, Fansine Entre Aspas e no jornal
O Popular. Ultimamente seu trabalho pode ser conferido no site Recanto das
Letrashttp://www.recantodasletras.com.br/autores/tadeulobo. Desde sua
adolescência, sempre teve muito gosto e grande paixão pelas letras, quando já
arriscava produzir alguns textos que eram do gosto de muitos de seus
professores e colegas de escola. Escreve
sobre os mais variados temas, mas os que mais lhe atraem são os que falam de
amor, principalmente o amor pela mulher amada, a quem Tadeu Lobo se dedica a
escrever com maior sensibilidade. E
como ele mesmo disse, “sem amor nada seríamos, pois o amor é o único elo entre
Deus e o homem”
Atualmente
reside em Nova Serrana, cidade que o atraiu, aonde foi a passeio, pela beleza e
simpatia de todos e que tão bem o acolheu. Que o fez aí fixar suas raízes.
Vania
Maria de Melo Morais,
pseudônimo Vania Morais, nasceu em Lagoa da Prata, Minas Gerais aos 08 de
novembro de 1973. Filha de Ronaldo Manoel de Melo e Maria Zélia Fonseca Melo.
Professora de Matemática, mas sempre gostou de brincar com as letras. Seu dom
literário teve grande influência dos avós maternos. Cresceu ouvindo histórias.
Gosta muito de escrever e ler. A maioria do que escreve divulga no Recanto das
Letras, um site cultural. Já teve textos publicados em livros e jornais. Sempre
incentivou seus alunos na arte de ler e escrever.
A idealizadora da ACADELP. Nascida em Lagoa
da Prata, com formação em Pedagogia e psicopedagogia, já atuou como professora,
vereadora, chefe da secretaria de cultura da prefeitura municipal, e atual
diretora geral do SAAE. Católica, é rainha perpétua do Congado, detentora da
coroa, a qual pertence a família há mais de cem anos. Filha de Dunduia e
Cândido de Oliveira (in memorian), casada com José Luiz Tavares e mãe de quatro
filhos, Taíse, Flávio, Rodrigo e Maíra, e avó de cinco netos, Kelvin, Davi,
Maria, Flaviana e Talia. ‘’Sinto-me plenamente realizada, com a família que
tenho e com tudo o que conquistei, tanto profissionalmente quanto pela cultura
do lugar onde vivo. Sempre permiti ser conduzida pela vontade de Deus!’’