Acadêmicos


  Antônio de Pádua Lima Sampaio
Professor de Português e de Literaturas Brasileira e Portuguesa, contabilista. Natural de Campestre, MG, Filho de Floriano Geraldo Sampaio e Guiomar Lima Sampaio, escritores. Atividades: redator, professor, contista, cronista, escritor e comerciante; vereador e Presidente da Câmara Municipal de Lagoa da Prata, Chefe de Gabinete na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Secretário Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Turismo de Lagoa da Prata, fundador dos jornais “O Guia” e “O Volante”, colaborador de dezenas de jornais e periódicos. Autor do livro: “Otacílio Miranda, um Político Diferente”, em parceria Com o artista plástico Heleno Nunes. Cidadão Honorário de Lagoa da Prata. Fundador da ACADELP
 Cadeira nº 1 - Patrona: Guiomar Lima Sampaio



Ciro dos Santos
Médico, professor de Biologia. Natural de Uruguaiana, RS. Atividades: médico clínico e cirurgião, professor, poeta, escritor, contista, cronista, vereador, Secretário Municipal de Educação, Saúde, Turismo e Assistência Social, fundador do informativo “Varrias e Algumas”, membro do Rotary Club de Lagoa da Prata, Governador Distrital do Rotary Internacional, colaborador de praticamente todas as publicações jornalísticas locais. Publicou os livros: “40 Anos de Lagoa da Prata”, “Cianinho – Um Homem Grande”, “As Cidades, as Coisas e as Gentes”, “Histórias, Estórias e Memórias”, “Até Onde Vão os Caminhos”, “Congado (Reinado)”, “As minhas e as Estórias dos Outros”, “Caminhos Trilhados – Desafios Superados” (em parceira cm Maritana Bessas) “Nicole”. Participou do livro/coletânea “Lagoa da Prata em Prosa e Verso” e “Coletânea Literária Escritores Brasileiros II”. Cidadão Honorário de Lagoa da Prata. Fundador da ACADELP
Cadeira nº 2 - Patrono: José Cândido de Carvalho


 
Claudinei Rezende de Oliveira
Funcionário do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lagoa da Prata, onde atua como chefe da área de Recursos Humanos. Responsável pelo marketing do Supermercado Gontijo, natural de Lagoa da Prata, casado, dois filhos. Participou de cursos do projeto Brasil Empreendedor, como “A importância da comunicação e relacionamento humano”. Participou também de cursos artísticos como: Teatro, Linguagem Teatral, Interpretação Emocional, A arte de viver brincando, dentre outros. Ator, autor de 34 peças teatrais, diretor de teatro, professor de teatro da Escola IMAM, em Lagoa da Prata, artista plástico/pintor, colunista do Jornal Informação e contador de histórias. Algumas peças de sua autoria: Adoráveis Cafajestes (1992), Criador e Criatura (1994), Coração Carente (1996), Pátria Amada (2003), A Revolta dos Malvados (2005), O julgamento do Lobo Mau (2006) e o Resgate do Pássaro Azul (2007). 
Cadeira nº 14 – Patrona: Maria Clara Machado

 
Dirce Aparecida Basílio
Professora de Português, Literatura e Artes. Natural de Santo Antônio do Monte. Atividades: professora, balconista, corretora de publicidade, repórter jornalística, teatróloga, poetisa, cronista, contista e redatora. Autora do livro “Inspiração Maior” e das peças de teatro “Perdoe-me por não ter Vivido” e “Brazilândia, Anos Dourados” e da adaptação para o teatro do texto “Político Profissional”, do escritor Ciro dos Santos. Fundadora da ACADELP
Cadeira nº 3 - Patrona: Cecília Meireles


 
Elizabete Lacerda de Oliveira Pedrosa 
Natural de Santo Antônio do Monte, reside em Lagoa da Prata desde 1973.Casada, três filhos.Formada em Comunicação Social – Jornalismo (UFMG).Cursos livres de Inglês (UFMG), Francês (UFMG) e Informática (Compuway).Funcionária da CEMIG.Jornalista responsável pelo Jornal Informação.Participou do livro-coletânea “Lagoa da Prata em Prosa e Verso”.Integrou a equipe que organizou e publicou o livro:“Paróquia São Carlos Borromeu – 75 AnosJubileu - Um povo que brilha em sua história”.  
Cadeira nº 15 – Patrono: Herbert de Souza (Betinho)


Elvis Ezequiel Aquino de Almeida

Natural de Lagoa da Prata, advogado, especialista em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professor de música, instrumentista, autor dos textos: Curso Básico de Violão, Confecção de Apostila de Guitarra, dos três primeiros volumes do livro Curso de Guitarra em 7 Volumes, do livro Teoria Musical (em Composição).
Escreve para diversos jornais, revistas e informativos locais.
Atualmente também se dedica à produção de artigos acadêmicos na área jurídica.
Cadeira nº 16 – Patrono: Edgar Allan Poe
 Genésio Magalhães dos Santos
Administrador de Empresas, contador, pós-graduado em Docência do Ensino Superior. Natural de Macapá-AP. Atividades: coordenador do Programa de Estabilidade Social, contador do INSS, Chefe Regional da LBA, consultor em Assistência Social, Auditor Contábil e de Procedimentos Administrativos, Conselheiro Fiscal de Obras Sociais - SOS, secretário da Feira do Amor, participante de três Fóruns Sociais Mundiais, escoteiro, presidente da Associação dos Servidores da LBA. Autor dos livros: “A Arte de Embalar a Vida” e “A Hora Ilimitada do Ser”. Participante do livro/coletânea “Lagoa da Prata em Prosa e Verso”. Cidadão Honorário de Lagoa da Prata. Fundador da ACADELP.
Cadeira nº 4 - Patrono Dom Helder Câmara


Gilda de Castro Rodrigues
Antropóloga graduada em Ciências Sociais pelo INESP Divinópolis, professora universitária, mestra em Antropologia pela UNB, escritora, ensaísta com artigos regularmente publicados no Jornal “O Tempo” de Belo Horizonte. Natural de Luz, MG, casada, dois filhos. Atividades: pós-graduação em Antropologia da City University of New York, doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP, professora de Antropologia da Universidade Federal da Paraíba, da UNI-BH e pesquisadora do CEDEPLAR/UFMG. Publicou centenas de artigos nos jornais “O Tempo” e “Estado de Minas” e os livros “Planejamento Familiar” (1990), “Serenata para Isabel” (1996), “Professor Submisso, Aluno Cliente” (2003).
Cadeira nº 13 - Patrono: Darcy Ribeiro


 José Benedito Jeunon
Médico, professor de Biologia e Química. Natural de Belo Horizonte – MG. Atividades: assistente de Obstetrícia da UFMG, Chefe do Serviço de Clínica Médica do Hospital de Acesita, Médico do Trabalho, diretor do Hospital Santa Eugênia e chefe da Unidade Sanitária de Lagoa da Prata. Poeta, escritor, contista, cronista e orador sacro e introdutor das Oficinas de Oração em Lagoa da Prata. Autor dos livros: “Impulsos” e “Rosa Vermelha”. Participante do livro/coletânea “Lagoa da Prata em Prosa e Verso”. Cidadão Honorário de Lagoa da Prata. Fundador da ACADELP.
Cadeira nº 5 - Patrono: Acácio Mendes
 Juliano Rossi da Silva
Natural de Lagoa da Prata, jornalista pela PUC-Arcos, repórter, editor, redator, com passagem por quase todos os órgãos de imprensa de Lagoa da Prata, casado. Atividades: repórter do jornal “Folha de Lagoa”, sócio fundador e editor do jornal “Em Dia”, repórter e cronista do  “Jornal de Lagoa”, fundador, editor e sócio do jornal “Última Hora”, membro da Rede de Comunicadores Solidários da Pastoral da Criança, do Rotary Club, Secretário de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata.
Autor do livro: “Réquiem para um Descrente”.
Cadeira nº 17 – Patrono: Eça de Queirós
 

  Laura Aparecida de Oliveira Resende  
Professora de Português e Literatura, formada em Letras pela Universidade de Itaúna; curso de Magistério pela Escola Estadual N. Sra. de Guadalupe; Contabilidade pela E. E. Virgínio Perillo; Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco.Natural de Lagoa da Prata, casada, dois filhos.É professora concursada da Rede de Ensino Municipal, onde leciona na educação infantil e no ensino fundamental.Realiza trabalhos voluntários na Paróquia São Carlos Borromeu.É colunista do Jornal Informação, no qual é responsável pela publicidade. Integrante da equipe que organizou e publicou o livro: “Paróquia São Carlos Borromeu – 75 anos, Jubileu – Um povo que brilha em sua história” 
Cadeira nº 18 – Patrono: Gonçalves Dias



 Marcondes Antônio Gontijo 
Data de nascimento: 28/08/72
Casado com Mirian Cândida de Souza
Pai de Matheus Marcondes Souza Gontijo
Formação: Curso de Letras Português / Inglês pela
Universidade de Itaúna, com conclusão em dezembro 2003.
Pós-Graduação em Língua Portuguesa – UNIFOR MG, em 2004.
Leciona Inglês e Filosofia na Escola Presbiteriana de Lagoa da Prata.
Leciona Língua Portuguesa na Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe. 
Cadeira nº 19 – Patrono: Graciliano Ramos
  Marcos Mateus Silva
Habilitação: Técnico em Contabilidade. Natural de Arcos, residiu em Lagoa da Prata. Filho de João Dias da Silva e Lindéia Frias da Silva. Atividades: Autor do trabalho literário intitulado “Coletânea” (textos especulativos e poesias sincréticas), cronista de jornais locais, funcionário público, gestor de serviços terceirizados, auditor interno ISO 9000, membro do Rotary Club Internacional, secretário de entidade filantrópica e grêmio recreativo, analista de mercado, supervisor fabril - faturamento e transportes, coordenador de área administrativa, gerente de empresa privada, comerciante e prestador de serviços em equipamentos de informática e periféricos. 
Cadeira nº 7 – Patrono: Carlos Drummond de Andrade
                                                                                    
                                                                                Maria do Rosário Fátima de Bessas
Professora, pedagoga. Natural de Lagoa da Prata. Atividades: supervisora escolar, diretora de escola pública, professora de Português, Literatura e Redação, professora de Educação Infantil, industriária (Embaré – área administrativa), comerciante, membro do Conselho Municipal de Educação de Arcos – MG, membro do Conselho Municipal de Cultura de Lagoa da Prata, escritora, poetisa, autora do livro “Ao Sabor do Vento”; vencedora do Concurso de Literatura de Divinópolis – MG. Cidadã Honorária de Arcos. Fundadora da ACADELP.
Cadeira nº 8 - Patrona: Osmari Clarinda
 

 Marina Alves Gontijo
Professora, pedagoga, pós-graduada em psicopedagogia.  Natural de Lagoa da  Prata. Atividades: diretora de escola municipal, supervisora pedagógica, professora do ensino fundamental da rede estadual, membro da ACADELP, colunista do jornal “Informação”, com trabalhos publicados em coletâneas, revistas e jornais locais. Premiada pelos textos “Eleições 2000” e “Paróquia São Carlos Borromeu: Uma História de Fé”. Participou do livro/coletânea “Lagoa da Prata em Prosa e Verso”, autora do texto referente ao Dia Internacional da Mulher, na revista “Adveniat”, do Instituto Secular Unitas. Escritora, poetisa, autora dos livros: “Vozes do Coração” e “Sombras e Assombrações”, este último publicado em 2007, respectivamente nos gêneros literários poesia e conto.
                                                                                         Cadeira nº 12 - Patrono: Rubem Alves

                                                       
 Múcio Rogério Osório Mendes
Odontólogo especializado em cirurgia buco-maxilo, natural de Belo Horizonte, MG. Casado, seis filhos e oito netos. Professor de fisiologia humana, professor de Educação Física, técnico em Esportes Terrestres, diplomado pela Diretoria de Esportes de Minas Gerais, compositor de inúmeras peças musicais, bandolininsta. Foi, durante cinco anos, jogador de futebol profissional do Cruzeiro Esporte Clube e Sete de Setembro Futebol Clube, de Belo Horizonte, Tupinambás e Esporte Clube de Juiz de Fora, MG. Jogador amador do Laprata de Lagoa da Prata e AEB de Bambuí.
Poeta, desenhista e escritor, participante do livro/coletânea: Lagoa da Prata em Prosa e Verso. Tem como hobby a declamação de poesias.
Cadeira nº 20 - Patrono: Fernando Sabino



Otacílio Oliveira de Miranda
Engenheiro Civil pela UFMG, com especialização em Estrutura, curso da ADESG, professor de matemática e iniciação ao curso de Filosofia, professor de Estatística, autor da tradução do livro de barragens do Prof. Bourgin e da apostila de projeções. Fala, lê e escreve em Francês, Inglês e Espanhol. Natural de Lagoa da Prata, MG, onde foi vice-prefeito e prefeito. Deputado Estadual por três mandatos. Casado, quatro filhas e seis netos. Atividades: diretor, fundador, sócio cotista, presidente e RT da Construtora Miranda Corrêa. Membro da Academia Municipalista de Letras de Belo Horizonte. Participante do livro/coletânea “Lagoa da Prata em Prosa e Verso”.
Cadeira nº 21 - Patrono: José de Faria Tavares



Otaviana de Moraes Ferreira
Habilitações: Professora regente de classe.
Filha de Eurico José de Morais e Benvinda de Morais.
Nascida e residente em Lagoa da Prata.
Atividades: Professora de classe pré-escolar.
Autora do livro “Via Sacra da Mulher”, impresso pela Editora Paulus.
Colaboradora do Jornal Informação (Paróquia São Carlos Borromeu)
Colaborou na fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa da Prata.
Voluntária da Pastoral da Criança; fundadora da ACADELP 
Cadeira nº 09 – Patrono: Paulo Freire



Roberta Teperino Gomes
Formada em Ciências Biológicas pela PUC-MG-BH, com honra ao mérito por destaque acadêmico em todos os períodos, pós-graduação em Bioquímica e mestrado em Imunologia, atualmente no 7º período de Farmácia pela UNIPAC – Campus Bom Despacho.
Natural de Juiz de Fora.
Atividades: Bolsista de iniciação científica, bolsista de aperfeiçoamento, coordenadora do Laboratório de Biomembranas da Fundação Ezequiel Dias – MG, participação em vários cursos e mini-cursos em sua área de atuação, participação em diversas reuniões e congressos científicos, diversas publicações em congressos e em revistas científicas internacionais.
Participou com poesia do livro-coletânea “Lagoa da Prata em Prosa e Verso” e publicou o livro de   poesias        “Amores Etéreos”.           
Cadeira nº 22 – Patrono: Professor Leonardo Vasconcelos

 
                                                                                   
                                                                                    Sally Garcia de Lima
Psicóloga formada pela UFMG, com especialização em Psicopedagogia. Natural de Belo Horizonte, MG. Atividades: psicóloga do Núcleo de Saúde Mental de Lagoa da Prata, do Colégio Águia de Prata, de Lagoa da Prata, atendimento em clínica geral de psicoterapia, avaliação psicológica, orientação de pais e alunos, orientação vocacional, psicodiagnóstico, professora de Filosofia, idealizadora e sócio-fundadora da Associação Cuca Legal, para usuários de drogas, assessora da Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Monte, autora de diversos artigos e ensaios publicados nos periódicos locais, desde 1988.
Cadeira nº 23 - Patrono: Mário Quintana

  Silvério Rocha de Oliveira
Advogado, pós-graduado em Direito Público, Oficial de Farmácia Graduado, fazendeiro e comerciante. Natural de Lagoa da Prata – MG. Atividades: historiador, escritor, contista, ensaísta, poeta, Diretor Comercial e Diretor Secretário da CALP, fundador do Rotary Club e do Umuarama Club de Lagoa da Prata, 1º presidente e fundador da Crediprata, 1º secretário da 90ª subseção da OAB/MG. Autor dos livros: “Lagoa da Prata – Retiro do Pântano”, “Passo a Passo – 1900/2000”, “Luzes da Prata, 20 Anos de Vida” “Pedaços da Vida – Reminiscências”, participante do livro/coletânea “Lagoa da Prata em Prosa e Verso” fundador da ACADELP. Falecido em 30 de agosto de 2006.
Cadeira nº 10 - Patrono: Plínio Salgado


Sônia Maria Rezende Mesquita
Natural de Lagoa da Prata, casada, cinco filhos e dois netos. Professora do Curso de Magistério, Educação Física Infantil. Curso de Secretário de 1º e 2 graus; Curso de Atualização em Dificuldades de Aprendizagem Escolar; professora de Língua Portuguesa, Inglês e Literatura Brasileira, 1º e 2º graus; Curso de Pós-Graduação na Área de Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da cidade de Formiga, sendo a aluna destaque e homenageada pela Faculdade em dezembro de 1990. Atualmente é orientadora dos cursos de Matemática e Português pelo Kumon, Instituto de Educação.
Atividades: Fundadora e coordenadora do Movimento Familiar Cristão; cursilhista; palestrante em encontros religiosos, pastorais, comunidades e escolas de Lagoa da Prata e cidades vizinhas. Coordenadora do Conselho Paroquial de Pastoral. Participou da criação da APAE de Lagoa da Prata. Escreve para o jornal “Informação” e participou do livro/coletânea “Lagoa da Prata em Prosa e Verso” e “Paróquia São Carlos Borromeu - 75 Anos - Jubileu - Um povo que brilha em sua história”. Publica mensalmente o jornal “Kumonotícia”, da sua própria Unidade de Ensino.
Cadeira nº 24 - Patrono: Monteiro Lobato


 Vera Lúcia Viana de Macedo
Pedagoga, psicóloga clínica e professora universitária, com carteiras do MEC em Orientação Educacional, Administração Escolar, Psicologia da Educação, História da Educação e Filosofia da Educação. Natural de Lagoa da Prata, viúva, duas filhas. Atividades: Mestrado em Educação pela UFRJ, graduação em Pedagogia, especialização em Supervisão, Administração, Orientação Educacional. Subchefe do Departamento de Educação e Metodolgia da Pesquisa Educacional do Curso de Pedagogia do IEMG. Publicou os livros: “O Faz de Contas de Jean Piaget na Literatura de Monteiro Lobato”, “Mulher Cidade”, “Reminiscências”, “Pássaro Humano”, “Sangria de Outono”, “A Casa Rosada”, entre outros.
Cadeira nº 25 - Patrono: Guimarães Rosa


Adircilene Lerilda Batista e Silva
Professora de Português com especialização em Direito Educacional,  Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, gestora em Direitos Humanos E pela Universidade Federal de Viçosa, Gestora em Educação.  Natural de Estrela do Indaiá – MG. filha de Lery Silva e Maria Vitória Silva, nasceu no dia 08/09/1964 Atividades: professora, vice-diretora, coordenadora dos programas do Governo Federal: Peti e Agente Jovem;coordenadora do Programa da Secretaria Estadual de Educação: PEAS Juventude, Conselheira Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,  Educação e Cultura de Lagoa da Prata. Escritora, ensaísta, organizadora de diversas coletâneas de contos, crônicas e poesias; colaboradora do Jornal de Luz , Jornal Informação e Jornal Acontece; cursilhista  autora de livros como: A Menina e a Poesia, Sonhos de Poeta, participação e organização das Coletâneas: Lagoa da Prata em Prosa e Verso I e II,  100 Anos do Congado em parceria com Dr. Ciro dos Santos,  dentre outros.  Detentora do prêmio Nestlé Literatura. Membro da ACADELP.
Cadeira nº 11 - Patrona Cora Coralina





                               Gilmar Francisco da Silva
Gilmar Francisco da Silva, nascido em 26-05-1968, filho de João Francisco Filho e Maria da Conceição Silva, casado com Eliamar Barbosa de Almeida Silva, dois filhos Thiago Henrique Almeida Silva e Thales Francisco Almeida Silva.
Cursou o ensino fundamental 1ª a 4ª na Escola Estadual Alexandre Bernardes Primo, 5ª serie a 8ª serie e também concluiu a 2º grau na Escola estadual Nossa Senhora de Guadalupe. E curso Técnico em Leite e Derivados na escolha Estadual Virgínio Perillo.
O gosto pela escrita poética surgiu no ano de 1989 a 1994, e o retorno ao mundo poético em fevereiro de 2005.

Cadeira nº 10 – Patrono: Silvério Rocha






            José Eustáquio de Moraes

José Eustáquio de Moraes nasceu em Lagoa da Prata no ano de 1946. E filho de Josafá Batista de Moraes (Fazinho) e Maria Avelina de Moraes (in memoriam) ambos lagopratenses. E casado e tem um filho. Vendedor, poeta e escritor. Autor do livro “Vidas, Vírus e Viradas, já publicado, e outros em fase de preparação para posterior publicação; colunista do Jornal Conexão. Escreve crônicas para os demais jornais: conta também com vários trabalhos em evidência no espaço literário da Internet “Recanto das Letras Cadeira nº 26 – Patrono: Lima Barreto


                             Luiz Espedito Calazans
Natural de Belo Horizonte, MG, reside em Lagoa da Prata há mais de 24 anos.
Casado, pai de dois filhos, cursa o último período do curso de Técnico de Segurança do Trabalho e Agente Ambiental.
Colunista do Jornal Informação, apaixonado por livros, gosta de literatura judaica, espanhola, inglesa e, principalmente, portuguesa.
Começou a desenvolver o gosto pela literatura ainda no primário da escola, lendo a coleção Série Vagalume, com destaque para “Açúcar amargo” e “Coração de onça”. Gosta de escrever textos com finalidade moral, bem como histórias do cotidiano. Canta e toca violão na Paróquia São Sebastião. E membro do ministério da música “Sol do Amor’, que se apresenta em casamentos da cidade e região.
Cadeira nº 27 - Patrono: José de Alencar








                          Maria Aparecida Robadel
 Maria Aparecida Robadel Zini é natural de Ipanema-MG, viúva, mãe de três filhos. Pedagoga (com especialização em Administração e Inspeção Escolar), aposentada como Analista de Educação do Estado de Minas Gerais. Ex professora de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Reduto-MG. Foi colaboradora do jornal Fragmentos do Leste em Belo Horizonte e participou do livro da ACADELP- Lagoa da Prata em Prosa e Verso. E membro efetivo da Academia Leonistica Mineira e Brasiliense de Letras, com sede em Uberlândia-MG. Em Lagoa da Prata participou na elaboração do Plano Diretor da cidade, na qualidade de conselheira indicada pela comissão de Educação e Cultura. Amante das arte em diversas modalidades, atuou como atriz em Belo Horizonte. Atualmente é integrante do Coral Fundação Embaré.
Cadeira nº 28 - Patrono: Machado de Assis

                                                                             Sebastião Camilo Borges
Sebastião Camilo Borges nasceu em 16 de abril de 1953. E natural dc Santo Antônio do Monte-MG. Filho de Joaquim Camilo Borges e Maria Antônia de São José, Em 1973, após completar o Ensino Médio, formando-se em Técnico de Contabilidade, mudou-se para Belo Horizonte. Frequentou o curso de Psicologia até o quinto período. Em 1977 descobriu a arte do Teatro, atividade que exerceu profissionalmente, com grande dedicação, por quinze anos. Trabalhou como ator, diretor e escritor de vários espetáculos teatrais. Foi membro da Associação Profissional de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de Minas Gerais, que deu origem ao atual Sindicato dos Artistas. Na década de 80 participou do Movimento Alternativo de Literatura em Belo Horizonte. Em 1992, casou-se com Ana Maria e mudou-se para Lagoa da Prata onde nasceram seus filhos- Gabriel e Gabriela.. Em 2007 iniciou o curso de graduação em Pedagogia pela EAD da Universidade Luterana, cuja conclusão está prevista para o ano de 2010. Atualmente, participa esporadicamente de encenações teatrais e publica textos avulsos em jornais locais. E autor do livro infantil “Meu pezinho de Grama” no momento em fase de ilustração, que, em breve, pretende publicar. Conta também com textos teatrais e contos que pretende reunir num outro livro para posterior publicação.
Cadeira nº 29 - Patrono: Floriano Geraldo Sampaio



                                   GLAYCO FIRPE

Filho de imigrantes italianos, nasceu em 12 de janeiro de 1934. Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ingressou na Magistratura em 1973, tendo sido Juiz de Direito nas Comarcas de Bonfim e Bom Sucesso. Após se aposentar dedicou-se às Artes Plásticas e à Literatura, já tendo efetuado diversas exposições de quadros em várias cidades mineiras. Na área Literária é detentor de vários prêmios em concursos de âmbito nacional, tendo ainda várias publicações em revistas literárias. Tem publicados dois livros, um de contos e outro de poesias. Conta também com alguns outros trabalhos inéditos, sendo preparados para publicação.
                                              Glayco Firpe, CADEIRA: 31; PATRONO: RAUL DE LEONI



 MARIA DAS NEVES DE CARVALHO CASTRO

Maria das Neves de Carvalho Castro, apelidada por Neneve, nascida em 23 de fevereiro de 1943, em Luz-MG, filha de Josafá Antonio de Carvalho (in memorian) e Josefina Rosa de Carvalho, é casada com Antonio José de Castro, mãe de cinco filhos, 11 netos e 01 bisneta. Professora, pedagoga e Advogada, atualmente aposentada. Residente em Lagoa da Prata há quase 40 anos, lagopratense de coração. Católica praticante, pertencente ao Ministério da Palavra na Comunidade Santa Terezinha do Menino Jesus. Estudou em internatos dirigidos por freiras, em Dores do Indaiá e Divinópolis. Depois cursou Pedagogia no Instituto de Educação de Minas Gerais em Belo Horizonte. Amante dos livros, sem distinção de gênero, apreciando tudo que lê. Gosta de poesias, inclusive também se aventura em escrevê-las. Escreveu o livro ”Olho de Gato, Rabo de Tatu”, uma autobiografia narrada no cenário do Brasil rural, uma autêntica etnografia, em fase de publicação. CADEIRA: 32; PATRONA: Adélia Prado.


                         MARIA MARTA VIDAL

Maria Marta Vidal, formada em Letras pela Faculdade de Formiga, em Pedagogia pela Faculdade de Batatais e Universidade de Itaúna. Pós – graduada em “Processo de Aprendizagem” e Psicopedagogia. Foi professora, exercendo a função das classes de Alfabetização às Universitárias. Diretora eleita na Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe; Inspetora e Coordenadora Pedagógica no Colégio Águia de Prata. Atuou em Movimentos Sociais. Foi vice-presidente da ATELP.  Participou da fundação do Movimento MOCOLIN; atuou como presidente da AMLP (Associação de Mulheres de Lagoa da Prata). Participou da criação da Subsede do Sind.UTE. Conta com publicações nos jornais “O Papel” e “Informação”, e nas coletâneas lançadas pela ACADELP (Academia Lagopratense de Letras) CADEIRA: 33; PATRONA: CLARICE LISPECTOR


                           TOMÁZ DE AQUINO RESENDE
Nasceu em 09 de abril de 1958, advogado, procurador de justiça do estado de Minas Gerais, ex presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social, idealizador e coordenador do Diagnóstico do Terceiro Setor de Belo Horizonte. Publicou vários livros sobre fundações associações. Entre eles: Manual de Fundações(1996, Nacional Editora,  primeiro livro brasileiro específico sobre fundações), Novo Manual de Fundações(1997, Editora Del Rey/inédita); Roteiro do Terceiro Setor(2002/PRAX Editora); Co-autor do livro a Execução Penal à Luz do Método Apac; Co-autor do livro da Conspiração Mineira pela Educação; Autor do livro infanto/juvenil: João Cidadão(E. Lutador 2005); Várias crônicas e  contos publicados e palestras proferidas CADEIRA: 34 PATRONO: JORGE AMADO